quarta-feira, 9 de novembro de 2016

KROMMER

Frantisek Vincenc Kramar, era o nome original de Franz Vinzenz Krommer, filho de Jiri Kramar (Georg Krommer), prefeito de Kamenice (Kamenitz), na Morávia (atual República Checa), nasceu no dia 27 de Novembro de 1759. 


Foi um compositor da segunda geração classicista vienense.
Entre 1773 a 1776, estudou violino e órgão com seu tio, Antonin Mattias Kramar que era compositor e maestro em Turan, cidade em que conquistou o seu primeiro emprego como organista em 1777. Franz foi autodidata em composição musical e teoria.

Assim como a maioria dos músicos da época que buscavam reconhecimento, foi para Viena em 1785, entretanto, foi incapaz de conseguir uma ocupação, por isso aceitou o compromisso de ser violinista na Orquestra da Corte do Duque de Styria, atual Simontornya, Hungria em 1786, sendo nomeado diretor musical dois anos depois.

Catedral de Pecs
Em 1790, assumiu o cargo de Mestre de Capela da Catedral de Pecs, ainda na Hungria.
Cinco anos mais tarde, retornou a Viena, com a reputação crescente que conquistou pelos dez anos como violinista, diretor de coral e regente em diversas cidades húngaras, Franz começou a lecionar composição.

Kozeluch
Em 1798, assumiu o cargo de Mestre de Capela para o Duque Ignaz Fuchs, permanecendo no cargo por doze anos, durante esse período, em 1806, entrou para o serviço da corte vienense, onde foi primeiro violino da orquestra.
Franz II e I 

Em 1810, foi nomeado diretor musical para os conjuntos de Ballet e Teatro da Corte.

A partir de 1813 obteve um dos mais prestigiados cargos musicais do seu tempo, o de Compositor da Corte Imperial dos Habsburgo da Áustria, prestando serviço ao Imperador Franz I, sendo o último a ocupar este cargo, em substituição a Leopold Anton Kozeluch, posição que manteve até à data da morte, em 08 de Janeiro de 1831, aos 72 anos de idade.

Joseph Haydn
Krommer deixou uma obra extensa com cerca de trezentas obras, incluindo, pelo menos nove sinfonias, uma série de concertos e várias músicas de câmara, incluindo setenta quartetos de cordas.

Mozart
Nota-se em suas composições as influências de seus contemporâneos mais populares, Joseph Haydn e Mozart, sendo seus quartetos de cordas confundidos com os de Haydn, e o seu Concerto de oboé em Fá Maior, Op. 52, claramente influenciado por Mozart.

As variações de seu nome, Krommer-Kramar, acredita-se ser um dos motivos por seu nome não ser lembrado como um grande compositor. Entretanto em sua época era um dos mais respeitados nos círculos musicais da Europa Central.


Dittersdorf                             Gluck                                 C.P.E. Bach

Seu nome continua a ser lembrado dentre os mais importantes compositores alemães do período clássico, como os citados Mozart e Haydn, e outros como Carl Ditters von Dittersdorf, Christoph Willibald Gluck e Carl Philipp Emanuel Bach. Além de ser um dos compositores checos mais bem sucedidos em Viena.

Haendel                                         Chopin

Como curiosidade, ele nasceu no mesmo ano em que morreu Handel, e morreu quando Chopin atingiria os vinte e um anos de idade.

Ouçamos Krommer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário