quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PICHL


Václav Pichl ou Wenzel Pichl foi um violinista, maestro e compositor do período clássico. Nascido em Bechyně, na Boêmia – atual República Tcheca, no dia 25 de Setembro de 1741.


Vindo de uma família modesta, teve sua iniciação musical, em sua terra natal, com o cantor Jan Pokorný. Atuou como cantor entre os anos 1752 e 1758 no Colégio Jesuíta em Březnice.

Posteriormente em Praga, aprendeu violino no Seminário Jesuíta de Saint Wenceslaus, onde estudou Filosofia, Teologia e Direito.
Tyn Church
Em 1762, conseguiu a nomeação para ser o primeiro violinista da Týn Church, enquanto estudava contraponto com o organista Josef N. Seger.


Dittersdorf
Três anos mais tarde, foi contratado como violinista, pelo seu amigo e compositor Karl Ditters Von Dittersdorf, na orquestra particular do Bispo Adam Patachich em Nagyvard, atual Oradea na Romênia. 

Quando a orquestra foi dissolvida em 1769, foi convidado a ser diretor musical do Conde Ludwig Hartig em Praga, logo após ter recusado um convite para trabalhar em São Petersburgo.

Imperatriz Maria Theresa
Ferdinand Este
No ano seguinte, tornou-se o primeiro violinista (spalla) do Teatro da Corte de Viena. Cinco anos depois, em 1775, por recomendação da Imperatriz Maria Theresa, assumiu o cargo de diretor musical do Governador Austríaco da Lombardia em Milão, o Arquiduque Franz Ferdinand von Österreich-Este, filho da Imperatriz.

Viajou para a Itália em 1777, onde atingiu o auge de suas atividades artísticas, compondo a maioria de suas óperas e obras sinfônicas. Em 1779 tornou-se membro da Sociedade Filarmônica de Mântua e em 1782, em Bologna, durante esse período conheceu os compositores Pietro Nardini, Giovanni Battista Martini e de Luigi Cherubini.
Pietro Nardini                Giovanni Battista Martini      Luigi Cherubini

Deixou a Itália em 1796, quando os franceses invadiram a Lombardia, então retornando a Viena, permanecendo a serviço do Arquiduque.

Em 1802 fez uma breve visita a Praga, de volta a Viena, faleceu no dia 23 de Janeiro de 1805, aos sessenta e três anos, em virtude de um acidente vascular cerebral enquanto tocava no Palais Lobkowitz.

Palais Lobkowitz

Em 28 de Setembro de 1941, foi inaugurado um busto e  uma placa comemorativa em sua residência natal, em Bechyně.



Sua produção musical, de acordo com sua própria lista, incluía: vinte óperas, trinta missas, oitenta sinfonias, trinta concertos, e várias peças para música de câmara. Muitas de suas obras foram erroneamente atribuídas a outros compositores como Joseph Haydn e Dittersdorf.

Em tempo, trata-se de mais um contemporâneo de Wolfgang Amadeus Mozart.

Aprecie

Nenhum comentário:

Postar um comentário