quarta-feira, 22 de março de 2017

MYSLIVECEK



Josef Mysliveček nascido no dia 09 de Março de 1737, em Praga, na atual República Tcheca, sendo um dos filhos gêmeos de um próspero dono de moinho, o outro foi Joachim.

Foi um compositor checo que contribuiu para a formação do classicismo do século XVIII na música, atuando principalmente na Itália.

Recebeu os primeiros rudimentos musicais ainda escola pública local.

Estudou filosofia na Universidade Charles-Ferdinand em sua cidade natal. 

Moleiro em ação num moinho
Em 1758, assumiu o posto de mestre moleiro, profissão de seu pai, mas logo desistiu da profissão, deixando o cargo para seu irmão, a fim de prosseguir estudos musicais.

Giovanni Pescetti
Estudou composição com Franz Habermann e Josef Seger no início da década de 1760, ainda em Praga.

Publicou um conjunto de seis sinfonias, em 1762, obtendo grande sucesso.

Em 1763, patrocinado pelo Conde Vincent von Waldstein, mudou-se para Veneza, onde estudaria com Giovanni Battista Pescetti.

Na Itália tornou-se conhecido como Il Boemo ("o boêmio") e também Giuseppe Venatorini ("José, caçador pequeno"), uma tradução literal de seu nome.

Depois de sua chegada à Itália, Mysliveček nunca deixou o país, exceto uma visita a Praga entre 1767-68, uma breve visita a Viena em 1773,onde conheceu Charles Burney e uma estadia prolongada em Munique entre dezembro de 1776 e abril de 1778.

A sua primeira ópera Semiramide, foi realizada em Bergamo em 1766.

Teatro San Carlo
Já a ópera Il Bellerofonte atingiu grande sucesso quando foi apresentada em Nápoles no Teatro San Carlo no dia 20 de Janeiro de 1767.

Leopold e Wolfgang Mozart
Tornou-se membro da Accademia Filarmonica di Bologna em 1.771, na mesma época conheceu Wolfgang e Leopold Mozart, que logo o consideraram como um amigo íntimo.

Nunca foi empregado diretamente por um nobre, prelado ou governante, ao contrário da maioria de seus contemporâneos. 

Ganhou sua vida com o ensino, executando, e compondo a música, e recebeu frequentemente gratificações dos admiradores ricos. A personalidade dinâmica irresistível impressionara a ambos. 

Em uma carta a seu pai Leopold, escrita em Munique em 11 de outubro de 1777, Mozart descreveu seu caráter como "cheio de fogo, espírito e vida".

A relação com a família Mozart perdurou até 1778, quando os contatos foram interrompidos quando ele não conseguiu cumprir a promessa de organizar uma comissão de ópera para Mozart no Teatro San Carlo em Nápoles.

Mozart usou motivos musicais tirados de várias composições de Mysliveček.

Além da reputação de promiscuidade registrada na correspondência de Mozart, nada se sabe sobre a vida amorosa de Mysliveček. O compositor nunca se casou, e nenhum nome dos amantes é gravado.

Faleceu em Roma no dia 04 de Fevereiro de 1781, na pobreza, quase esquecido e doente com sífilis, doença essa que já era citada em algumas correspondências entre os Mozart.



Seu corpo foi enterrado na Igreja de San Lorenzo in Lucina, Roma.

Dedicado principalmente à ópera, Mysliveček permaneceu fiel às convenções da ópera séria italiana, sem entrar nos aspectos dramáticos em suas obras. 


Apesar de ser considerado o pai da ópera Tcheca, e um dos primeiros compositores checos a se tornar um famoso compositor de ópera, deve-se observar que a sua linguagem operística não tem características checos adequadas, mas apenas na ópera séria italiana.

Como compositor escreveu, além das quase trinta óperas, pouco mais de vinte sinfonias, concertos, trios, quartetos, quintetos, octetos, sonatas para violino e música de teclado. Compôs algumas obras sacras, como Missas, Cantatas, Salmos e Oratórios.

Sua influência sobre o jovem Mozart era frequentemente reconhecida e, recentemente, alguns musicólogos teorizam que parte dos primeiros trabalhos de Mozart, na verdade, seriam de Mysliveček.

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