quarta-feira, 8 de março de 2017

SIR WILLIAM HERSCHEL


Friedrich Wilhelm Herschel ou simplesmente William Herschel nascido em Hannover, então parte do Sacro Império Romano, na atual Alemanha, aos 15 dias de novembro de 1738, foi um dos dez filhos de Anna Ilse Moritzen e Isaac Herschel, foi um compositor alemão naturalizado inglês, apesar de ser reconhecido por seu trabalho como astrônomo. A música sempre esteve presente em sua família.

Isaac Herschel era militar e fazia parte da Banda da Guarda, levando o jovem William, aos catorze anos, para a força militar, bem como o seu irmão Jakob, ambos fizeram parte da banda.

George II
Três anos mais tarde, quando as coroas da Grã Bretanha e Hannover foram unidas pelo Rei George II, o regimento passou a servir a Inglaterra. 

À medida que a ameaça da guerra com a França se aproximava, os Guardas Hanoverianos foram retirados da Inglaterra para defender Hanôver.

No final de 1757, com a derrota na batalha de Hastenbeck, Isaac Herschel mandou seus filhos para Inglaterra em busca de refúgio.

Sir Ralph Milbanke
Embora seu irmão mais velho Jakob tivesse recebido sua demissão da Guarda Hanoveriana, Wilhelm foi acusado de deserção, carregou este peso até 1782, quando obteve o perdão do rei George III.

Na Inglaterra passou a lecionar música, além do oboé, ele tocava violino e cravo e mais tarde o órgão.

Atuou como chefe da banda de milícias em Durham entre 1760 e 61. Visitou a casa de Sir Ralph Milbanke em Halnaby Hall, onde escreveu duas sinfonias, além de apresenta-las.

Charles Avison
Em 1761, mudou-se para Sunderland, local que compôs sua Sinfonia nº 8 em Dó menor, tempos depois foi contratado por Charles Avison como primeiro violino e solista para sua orquestra de Newcastle, onde ele tocou por uma temporada.

Depois de Newcastle, ele se mudou para Leeds e Halifax, onde foi o primeiro organista na igreja de São João Batista (atual Halifax Minster).

Ele se tornou o organista da Capela Octagon, Bath, uma elegante capela, na qual também foi Diretor de Concertos Públicos.

Caroline Lucretia Herschel
Foi nomeado organista em 1766 e deu seu concerto introdutório em primeiro de janeiro de 1767. Como o órgão ainda estava incompleto, ele mostrou sua versatilidade, executando suas próprias composições, incluindo um concerto de violino, um concerto de oboé e uma sonata de cravo. O órgão foi terminado em outubro 1767.

Seus irmãos Dietrich, Alexander e Jakob, também foram músicos em Bath.

Em 1772, sua irmã Caroline, com quem compartilhou a paixão pela astronomia, passou a viver com ele em Bath. 

Seu interesse pela teoria da música levou-o para a matemática e, finalmente, para a astronomia. Herschel construiu seus próprios telescópios grandes espelhos, que foram reconhecidos como os melhores do seu tempo, ainda maior do que os usados em Greenwich. A casa que eles compartilham agora é a localização do Museu Herschel de Astronomia.

Réplica de seu telescópio exposto em uma das salas
do Museu de Astronomia Herschel

Em 1780, Herschel foi nomeado diretor da orquestra de Bath, com Caroline, frequentemente aparecendo como soprano solista.

Ele compôs numerosas obras musicais, incluindo 24 sinfonias e muitos concertos, bem como algumas músicas da igreja. 

O astrônomo alemão, Sir William Herschel, explorou minuciosamente o céu noturno durante sua vida.

Suas descobertas incríveis revelavam cada vez mais a majestade da obra celestial do nosso Criador.

Placa do museu
identificando os irmãos Herschel
e suas principais descobertas
Após observar cuidadosamente com seu telescópio, Herschel fez uma descrição magnífica do planeta Saturno: “Talvez não haja outro objeto nos céus que nos presenteie com uma variedade de fenômenos tão extraordinários como o planeta Saturno: um globo magnífico, circundado por um estupendo anel duplo, assistido por sete satélites naturais, ornamentado com cinturões equatoriais, achatado nos polos, girando em seu eixo, eclipsando e sendo eclipsado por seu anel e satélites…”.

Nos sete anos seguintes, Herschel catalogaria todas as estrelas de magnitude 1 a 4, medir a altura de uma centena de montanhas lunares e observar detalhadamente estrelas duplas e nebulosas, como a grande nebulosa de Orion.

Faz parte de suas descobertas, a rotação axial de Marte e Júpiter.

Herschel observando o céu com sua irmã Caroline

No entanto, a surpresa veio em 13 de Março de 1781, quando ele fez a descoberta que mudou a astronomia de seus dias. Por quase um século, desde a descoberta das quatro luas ao redor de Saturno por Cassini, nenhum corpo celeste havia sido acrescentado ao sistema solar.

O achado de Herschel não foi de um mero satélite planetário, mas um planeta inteiro. O planeta Urano.
Planeta Herschel

Herschel, até então um mero astrônomo amador relativamente desconhecido mesmo na Inglaterra, tornou-se uma celebridade.

Ele foi premiado pela Sociedade Real de Londres com a medalha Copley.

Adotando uma estratégia historicamente comprovada, Herschel nomeou o novo planeta "Georgium Sidum", em homenagem ao então governante monarca inglês George III.


O truque funcionou mais uma vez, com o rei George III que em 1782 deu a William e Caroline os títulos de "astrônomo do rei" e "assistente do astrônomo do rei", uma honra que veio com uma pensão de vida para ambos.
George III visitando o observatório dos Herschel
Mudou-se para Datchet, perto de Castelo de Windsor. Em 1786 foi finalmente instalado em Slough.

Mary Pitt
Em 08 de maio de 1788, William Herschel casou-se com Mary Pitt, ex-Baldwin, a viúva do rico comerciante londrino John Pitt, que havia morrido em 1786.

No dia 07 de Março de 1792, nasce o único filho do casal, John Frederick William Herschel.

Em 1800, tornou-se interessado no espectro solar, e descobriu a primeira evidência para a produção de energia solar fora do "espectro visível", no que é agora conhecido como o infravermelho.

Ele catalogou 2.000 novas nebulosas, 800 estrelas duplas, dois satélites de Urano (Titânia e Oberon), dois de Saturno (Mimas e Enceladus) e cometas dos anos de 1807 e 1811. Ele estudou estrelas duplas, e é responsável por determinar que tal duplicidade não se devesse a um efeito de perspectiva, mas uma ligação física entre as estrelas.

Ele também estudou a estrutura da Via Láctea e concluiu que ela era achatada, em formato de disco e com o Sol em seu centro.

Ele também foi o primeiro a usar a palavra 'asteróide', que deriva da palavra grega aster 'estrela' + eidos 'forma, formato', em 1802, para descrever a aparência semelhante a das estrelas das pequenas luas dos planetas gasosos e dos planetas menores. No entanto, somente a partir da década de 1850 que a palavra passou a ser usada para descrever certos planetas pequenos.

Em 1813 foi eleito membro estrangeiro na Academia Real de Ciências Suíça. Ajudou na fundação da Sociedade Astronômica de Londres em 1820, na qual em 1831 recebeu uma carta real e se tornou a Academia Real de Astronomia.


Foi membro da Academia de Ciências de Paris, da Sociedade Real (Royal Society) e da Sociedade Astronômica (Royal Astronomical Society) ambas de Londres.


Ele foi homenageado com o título de cavaleiro (Sir) em 1816, e ganhou, entre outros prêmios e honrarias, a título póstumo, a medalha de ouro da Sociedade Astronômica Real (1826) e a medalha da Academia de Ciências da Prússia (1846). Grande parte de seus escritos foram coletados nos anais da Royal Society of London

William morreu em sua casa em Slough, perto de Windsor, em 25 de agosto de 1822, e Caroline em primeiro de setembro de 1848.

A tradição astronômica da família ainda continuaria com seu filho (John Herschel) e dois netos. 

Uma pequena pedra em sua memória foi desvelada na Abadia de Westminster em 08 de Novembro de 1954. Em seu epitáfio está escrito em latim: 'Coelorum Perrupit Claustra, Alibi Sepultus'. ("Ele atravessou os confins do céu, enterrado em outro lugar"). Seu jazigo encontra-se na igreja de St Laurence, Upton, perto de Slough, Buckinghamshire.

William Herschel foi também um dos muitos compositores contemporâneos de Mozart, entretanto isso não é fato marcante em sua biografia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário