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Único disco do Brazilian Octopus |
A multinacional Rhodia,
indústria pioneira na fabricação de fibras sintéticas para vestuário, através
de seus executivos decidiu formar um supergrupo musical que se
responsabilizasse pela sonorização dos desfiles que a empresa promoveria, com
exibição televisiva em horário nobre.
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Livio Rangan |
A missão do grupo O Brazilian
Octopus era executar ao vivo a trilha sonora do Momento 68, o mais ambicioso
dos espetáculos institucionais da Rhodia produzidos até então no país, que
pretendia associar a Rhodia com o futuro que já havia chegado. Com direção
musical do maestro Rogério Duprat e direção cênica de Ademar Guerra, esse
show-desfile tinha os atores Raul Cortês e Walmor Chagas encabeçando o elenco,
ao lado dos cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Eliana Pitman e do bailarino
Lennie Dale. Os textos eram assinados por Millôr Fernandes. "Eu me
fantasiei de leão várias vezes naqueles desfiles da Rhodia. O grupo todo se
vestia de bicho e tocava dentro de uma jaula", lembra Hermeto.
“A única vez que a Rhodia tem
algum tipo de dificuldade com relação à ditadura foi no desfile Momento 68, no
qual vários elementos que compuseram a temática do desfile eram inspirados nos
movimentos da cultura jovem internacional, em pleno momento de engajamento e
questionamento dos valores tradicionais. Dessa maneira, o governo os
considerava como ‘subversivos’. O desfile não chegou a ser censurado
propriamente, mas foi vigiado com mais atenção.” (Gal Costa)

"Sem dúvida, o grupo mais estranho surgido na música brasileira", comenta Marcelo Dolabela, em seu dicionário ABZ do Rock Brasileiro (ed. Estrela do Sul, 1987).
Com músicos tão versáteis,
não foi tarefa difícil. A gravação do álbum aconteceu a partir dos encontros e
ensaios dos oito integrantes. O LP foi lançado pela Fermata em 1969, trazendo
12 temas instrumentais, com vários destaques.
Integrantes mais conhecidos:

Hermeto Pascoal, o futuro
bruxo dos instrumentos e das sonoridades estranhas, era ainda iniciante.
O álbum marca a estreia de Hermeto em disco, apesar de já colaborar com outras formações instrumentais até então.
O álbum marca a estreia de Hermeto em disco, apesar de já colaborar com outras formações instrumentais até então.
Olmir Stocker, nascido em Taquari
no Rio Grande do Sul no dia 17 de junho de 1936, mais conhecido como Alemão, trabalhou
na rádio gaúcha e acompanhou na guitarra diversos artistas na tevê, com
especial destaque para Elis Regina.
Em São Paulo, começou a trabalhar com Roberto Carlos e Wanderléia. Foi o autor de O Caderninho, hit da geração jovem guarda.
Em São Paulo, começou a trabalhar com Roberto Carlos e Wanderléia. Foi o autor de O Caderninho, hit da geração jovem guarda.

Ele também é conhecido por seu trabalho com Trio da Paz, Don Pullen African Brazilian Connection, Joe Henderson, Yo-Yo Ma e Nilson Matta's Brazilian Voyage.
As músicas:
Gamboa - Cyro Pereira, Mário
Albanese
Rhodosando - Hermeto Pascoal
Canção Latina - Olmir Stocker
"Alemão" – posteriormente recebeu letra de Vitor Martins
Pavane - Gabriel Fauré –
Adaptação do Brazilian Octopus
As Borboletas (Les Papillons)
- André Popp e Pierre Cour
Momento B/8 - Brazilian
Octopus, Rogério Duprat
Summer Hill - Carlos Lyra e
Vinícius de Moraes
Gosto De Ser Como Sou - Cyro
Pereira, Mário Albanese
Chayê - Hermeto Pascoal
Canção De Fim De Tarde -
Tereza Souza, Walter Santos
O Pássaro (The Bird) – Lanny
Gordin
Casa Forte - Edu Lobo

A sonoridade transita por vários ritmos brasileiros, sendo experimental e psicodélica, transmitindo diversas sensações.
São 12 faixas que compõem um
dos 100 discos psicodélicos mais emblemáticos da história, de acordo com a
conceituada revista inglesa “Mojo”.
"Naquela época, não
pensávamos em grana, só queríamos tocar. Foi uma experiência maravilhosa",
recorda Cido Bianchi, hoje também maestro e arranjador.
A gravação de Pássaro de
Lanny Gordin acabou provocando um bate-boca no estúdio entre Hermeto e os técnicos
de som. "Como essa música tinha uma linha melódica repetitiva, ele
escreveu um contracanto tocado por duas flautas, para variar um pouco. Só que,
na hora da mixagem, o contracanto tinha sumido da gravação. O Hermeto ficou tão
bravo que queria pegar o técnico", diverte-se o saxofonista Carlos Alberto.
Hermeto não aparece na capa
do disco porque não pôde comparecer à sessão de fotos. Um funcionário da
agência de propaganda Standard, que gerenciava a conta da Rhodia, foi
fotografado ao piano. Assim como um velhinho, um cachorro e uma criança, que
não tinham nada a ver com a gravação, mas aparecem na capa. A sessão de fotos
foi realizada num terreno descampado, cuja aridez lembrava a superfície da Lua
- referência à então badalada corrida espacial entre os Estados Unidos e a
União Soviética.
"Nunca recebemos um
tostão por esse disco. Parece que ele foi lançado na Europa, onde fez até um
certo sucesso", diz Carlos Alberto, lembrando que os integrantes do
Brazilian Octopus chegaram a procurar a diretoria da Fermata, para tirar
satisfações sobre a vendagem do álbum. Em vez de cheques, receberam apenas
elogios e um convite para gravar outro disco. Como imaginaram que não
receberiam nada novamente, recusaram. Terminou ali o inusitado octeto.
Hermeto Pascoal não se surpreende,
nem mesmo se incomoda, ao saber que cópias domésticas do único álbum do
Brazilian Octopus vêm circulando no formato CD, em São Paulo. "Se a
gravadora não se interessa em fazer o CD, essas pessoas têm que copiar mesmo. É
o único jeito que o público tem de ouvir a nossa música", referenda um dos
pais dessa raridade da MPB instrumental dos anos 60.
Fontes:
Texto escrito por
Carlos Calado, e publicado no site Cliquemusic em 24/11/2000.
wikipedia
jc.ne10.uol.com.br
monkeybuzz.com.br
BRAZILIAN OCTOPUS - merece ser ouvido!
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