quinta-feira, 26 de julho de 2018

MOMENTOQUATRO

Dessa vez não discorrerei sobre música instrumental. 


No ano de 1966 é formado no Rio de Janeiro um grupo vocal formado por colegas do Colégio de Aplicação da UFRJ, seu nome MOMENTOQUATRO.

Todos os integrantes do grupo eram nascidos na cidade do Rio de Janeiro e faziam a sua estreia no meio musical brasileiro e tornar-se-iam famosos no decorrer da década de 1970. 

Eram eles:

José Rodrigues Trindade, nascido em 25 de Novembro de 1947, compositor, cantor, multi-instrumentista (tocava piano, violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete) e mais tarde publicitário e escritor, popularmente conhecido pelo seu nome artístico Zé Rodrix;

David Tygel, nascido em 04 de julho de 1949, cantor, arranjador, instrumentista (viola caipira e violão) e compositor;


Carlos Mauricio Mendonça Figueiredo nascido em 30 de Agosto de 1952, cantor, compositor, arranjador e instrumentista (baixo elétrico e violão) mais conhecido como Mauricio Maestro, e;

Ricardo Vilas Boas Sá Rego nascido em 30 de agosto de 1949, cantor, compositor e letrista, seu nome artístico na época era Ricardo Sá, atualmente Ricardo Vilas. 
Elbrick
Foi mais conhecido por sua militância política, foi um dos presos políticos trocados pelo embaixador dos Estados Unidos Charles Burke Elbrick em setembro de 1969.



O quarteto esteve presente no cenário artístico de 1966 a 1968. Em 1967, gravou um compacto duplo, lançado pela gravadora Phillips, contendo a faixa “Glória”, primeiro registro de uma composição de Zé Rodrix, além de Passaraio também de sua autoria, e duas músicas de Noel Rosa – Minha Viola e Três Apitos.

Ainda em 1967 participaram do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, acompanhando Marilia Medalha na canção Diana Pastora de Fernando Lobo e João Mello, e o grupo também acompanhou Edu Lobo, Marília Medalha e o Quarteto Novo na apresentação de "Ponteio", vencedor daquele mesmo Festival.

Marília, Edu e MomentoQuatro

Participam do IV Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, com a música A Charrete composição de Zé Rodrix.



Ouça as músicas participantes dos festivais acima.


Nesse mesmo ano lançam o seu único álbum intitulado Momento4uatro também pela gravadora Phillips, os arranjos orquestrais foram feitos por Rogério Duprat, o disco conta com as seguintes faixas:


  • 01 Passa ontem (Luiz Werneck, Zé Rodrix)
  • 02 Três Pontas (Milton Nascimento, Ronaldo Bastos)
  • 03 Festa (Ricardo Sá, Fernando Werneck)
  • 04 Dos caminhos longo estranhos até chegar junto dela (David Tygel, Ricardo Sá, Zé Rodrix)
  • 05 No brilho da faca (Paulo Sergio Valle, Novelli, Wagner Tiso)
  • 06 Classe dominante (Ricardo Sá, Joyce)
  • 07 Ele falava nisso todo dia (Gilberto Gil)
  • 08 De Luzia, Ana e Maria (Joyce, Zé Rodrix)
  • 09 Irmão de fé (Márcio Borges, Milton Nascimento)
  • 10 Veleiro (Edu Lobo, Torquato Neto)
  • 11 Proton, eletron, neutron (Paulo Sergio Valle, Marcos Valle)
  • 12 Litoral (Toninho Horta, Ronaldo Bastos)

O álbum atualmente é extremamente raro, mas encontra-se sua versão em MP3 disponível em alguns blogs.

da esquerda para direita:
Som Imaginário, Sá Rodrix e Guarabyra e Joelho de Porco
O grupo se dissolveu ainda em 1968 seus membros seguiram carreiras distintas. Zé Rodrix integrou o Som Imaginário, posteriormente formou o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, partindo para carreira-solo em 1973, nos anos 80 participou do grupo Joelho de Porco. 
Maurício e Joyce

Mauricio Maestro tornou-se produtor a arranjador. Formou dupla com a cantora Joyce e fundou em 1978 o grupo Boca Livre com David Tygel, Claudio Nucci e Zé Renato. 

Boca Livre
Ricardo Vilas se dedicou a literatura e a música como cantor, compositor e instrumentista.

Em 2007, o grupo voltou a se reunir em palco durante o show comemorativo de 40 anos de carreira de Ricardo Villas, em sua primeira apresentação pública desde 1969. Juntos cantaram "Glória" (Ricardo Villas e Zé Rodrix), "Novo romântico" (Ricardo Villas e David Tygel), "Flechas envenenadas" (Ricardo Villas e Maurício Maestro) e "Viver" (Ricardo Villas), além de "Três apitos/Minha viola" (Noel Rosa) e "Ponteio" (Edu Lobo e Capinam), canções do repertório do único LP gravado pelo grupo.



O show, realizado no Teatro Maison de France (RJ), foi gravado ao vivo para registro em DVD.

Zé Rodrix faleceu em São Paulo, Capital no dia 22 de Maio de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário