quarta-feira, 4 de outubro de 2017

WEISS


Sylvius Leopold Weiss foi um compositor, professor e alaudista alemão, nascido em 12 de Outubro de 1.687, em Grottkau, na Silésia, próximo a Breslau, (atualmente Wroclaw na Polônia), filho do também alaudista Johann Jacob Weiss que serviu às Cortes de Breslau.


Aprendeu a tocar alaúde ainda na infância com seu pai, juntamente com seus irmãos Johann Sigismund e Juliana Margaretha.


Sylvius foi um dos mais importantes e prolíficos compositores de música de alaúde da história.
Johann Wilhelm II

Em 1706, estreou como profissional na corte de Breslau. Seu talento chamou a atenção de Johann Wilhelm II, um patrono da música, que o levou para servir na Corte de Dusseldorf a qual era palatino-eleitor, permanecendo ali por dois anos, onde foram compostas suas primeiras obras conhecidas.

Príncipe
Aleksander Sobieski
Em 1708, deixou Dusseldorf e seguiu para Roma no séquito do príncipe Aleksander Benedykt Sobieski, herdeiro da Rainha exilada da Polônia. 

O músico residiu no palácio Zuccari até 1714, absorvendo novos estilos italianos e viajando com o Príncipe por várias cortes. 

Durante a sua estadia na Itália, ele provavelmente teve a oportunidade de conhecer Alessandro e seu filho Domenico Scarlatti e Arcangelo Corelli.

Quando o príncipe faleceu em 1714, sua reputação já estava estabelecida, e Sylvius deixou a Itália e passou os anos seguintes viajando pelo continente e sem ocupação fixa, trabalhou nas cortes de Kassel, Düsseldorf e Dresden.

Conde Logy
Em 1717, ele foi a Praga, conheceu Johann Anton Losy von Losimthal, Conde Logy, também alaudista, cujo trabalho teve um impacto considerável em sua obra.

Augusto II
Em 1718, ao retornar a Dresden, cansado de vagar aceitou uma proposta lucrativa oferecida na Corte de Dresden, sendo nomeado músico de câmara de Augusto II, o Forte, eleitor da Saxônia e o rei da Polônia. 

Onde fixaria residência pelo resto de sua vida, mas com algumas viagens esporádicas.

Ernst G. Baron
Ali tem a oportunidade de conhecer o flautista Johann Joachim Quantz e membros da família Bach.

Músico reconhecido e prolífico, ele ensina o alaúde a estudantes como Ernst Gottlieb Baron.

Em 1721, com a morte do Conde Logy, ele compôs um tombeau em sua memória. Ele então partiu para Londres, onde ficou por cinco meses.

Muitas tentativas foram feitas por representantes da Corte de Viena, incluindo altas somas de dinheiro, mas foram ignoradas pelo músico.

Encontrou-se com o violinista Franz Benda em 1738.

Seu único encontro documentado com Johann Sebastian Bach ocorreu no ano seguinte em Leipzig, embora os compositores fossem, com toda a probabilidade, bem conhecidos uns dos outros por esse tempo.

J.F. Reichardt
O secretário pessoal de Bach, Johann Elias Bach, escreveu que "ouvimos uma música muito boa quando meu primo de Dresden, Wilhelm Freidemann Bach, permaneceu por quatro semanas, junto com o famoso Weiss".

Sylvius tornou-se amigo de Wilhelm e através dele conheceu Johann Sebastian Bach. Johann e Sylvius competiram na arte da improvisação. como descreve Johann Friedrich Reichardt:

"Qualquer um que conheça a dificuldade de tocar modulações e bons contrapontos para o alaúde ficará surpreso e descrente que, testemunhas oculares nos assegurem que o grande alaudista de Dresden, Sylvius Leopold Weiss, competiu com Johann Sebastian Bach, um grande cravista e organista, tocando fantasias e fugas”.

Philipp Hyazinth
Foi professor de Philipp Hyazinth, 4º Príncipe Lobkowicz e também de sua segunda esposa Anna Wilhelmina Althan.

Memorial em sua sepultura
Em 16 de Outubro de 1750, aos 63 anos de idade, em Dresden, o músico faleceu, ele era, e ainda é considerado o maior de todos os alaudistas.

Sua morte ocorreu no mesmo ano em que faleceu Johann Sebastian Bach. Foi sepultado no cemitério católico de Dresden. 

O alaúde caiu em desuso nas duas décadas seguintes à sua morte.

Wilhelmine de Bayreuth
Uma avaliação feita por Wilhelmine de Bayreuth, irmã de Frederico II da Prússia e ela mesma alaudista, que convivera com Weiss como sua aluna, disse aquilo serviria bem como epitáfio:

 "Sylvius Leopold Weiss se destaca forma incomparável ao tocar alaúde, e todos aqueles que vierem após ele só terão a glória de imitá-lo".

Seu filho, Johann Adolph Faustinus Weiss, o sucedeu como alaudista na corte saxônica.

Weiss compôs cerca de 600 obras.

uma página dos manuscritos

As principais fontes de seu trabalho são o Manuscrito de Londres, preservado na Biblioteca Britânica, contendo 237 peças de tablatura de manuscritos para alaúde solo, 26 suítes e inúmeras peças, dentre elas a Fantasia, escrita em Praga no ano de 1719 e o Tombeau dedicado ao conde Logy.

O manuscrito de Dresden, preservado na Biblioteca Estadual da Saxônia em Dresden, contém 21 suítes.

Seus concertos de alaúde com outros instrumentos estão perdidos.

Capa do Vol 1 da Coleção
Algumas de suas "Sonatas" perderam seus prelúdios, que geralmente eram improvisados. Noventa suítes são conhecidas na sua totalidade. A maioria dura cerca de 20 a 25 minutos.

Como compositor Weiss mostra extraordinária originalidade, suas suítes são comparadas com as de Johann Sebastian Bach. Apenas uma das suítes, nº 49 em Si menor foi impressa durante a sua vida.

Michel Cardin
Seu trabalho não se destinava a músicos amadores, mas a virtuosistas cujas habilidades se aproximassem às suas. 

Todas as peças aqui disponíveis foram extraídas da Coleção contendo 12 CDs intitulada The London Manuscript interpretadas por Michel Cardin.

Aproveitem!

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