Nascido em 17 de Janeiro de
1.734, filho de um pequeno fazendeiro chamado François-Philippe Gosse e
Marguerite Brassens residentes na aldeia de Vergnies, no Condado de Hainault, um
exclave francês nos Países Baixos Austríacos, pertencente atualmente à Bélgica.
Exclave é uma parte de um país que não está ligado ao
seu próprio território, mas sim cercado por outro país. Exemplo: Alaska um
estado americano que faz fronteira com o Canadá, mas não com outros estados
americanos.
Seu sobrenome também pode ser grafado das seguintes formas: Gaussian, Gosse, Gosset ou Gossez. Foi compositor, educador musical e músico.
Desde cedo demonstrou interesse pela música. Aos seis anos de idade, cantava no coro da Igreja da Peregrinação em Walcourt, próximo a Charleroi na Holanda Austríaca, posteriormente, na Igreja de St. Aldegonde em Maubeuge.
Integrou uma pequena orquestra da Igreja do St. Peter, liderada pelo diretor musical Jean Vander Belen que ministrou suas primeiras lições de violino, piano, harmonia e composição.
Rameau |
Em 1742 ele foi admitido no coro da Catedral de Nossa Senhora (Antuérpia) e recebeu novas lições de Andre-Joseph Blavier.
Por essa ocasião perde o contato com sua própria família, mesmo quando ele fez uma excursão da Bélgica ocupada em 1792 e 1793, não encontra seus pais e outros parentes. Em seguida, ele viveu em Bruxelas e Liège.
Pouplinières |
Aos dezessete anos, em 1751, ele foi com uma carta de recomendação de Blavier a Paris procura por Jean-Philippe Rameau, o então regente da orquestra privada de Alexandre-Joseph Le Riche de la Pouplinières. Rameau que o contratou como um membro da sua orquestra.
Nessa mesma época foi iniciado na Loja "La Réunion des Arts".
Stamitz |
Nesse mesmo ano, Rameau se desliga da orquestra, para seu lugar foi contratado Johann Stamitz, que permaneceu no cargo até 1756. Então Gossec assume o cargo de maestro da orquestra e ali permanece até a morte de seu patrono, de la Pouplinières, em 1762.
Em 1758 ele se casou com a
cantora Marie-Elisabeth Georges. Seu filho nasceu em 1760, ocasião em que
estreava o seu Réquiem, em maio, uma peça de noventa minutos, em Paris, na Eglise Jacobine na Rue St. Jacques, que o
fez famoso.
Entre 1762 e 1769, trabalhou
para o príncipe Louis-Joseph de Bourbon de Chantilly, e em 1766, acumulou suas
obrigações também com Louis François Joseph de Bourbon.
Com estas duas orquestras ele foi muito bem sucedido.
Com estas duas orquestras ele foi muito bem sucedido.
No ano de 1.769 fundou o Concert des Amateurs, sendo o seu diretor até 1772, quando juntamente com Simon Leduc e Pierre Gaviniès, reorganizou o Concert Spirituel (uma sociedade parisiense, organizadora de concertos), sendo seu diretor entre 1773 e 1777.
Palácio Les_Tuileries - Sede do Concert Spirituel |
Em 1778, Mozart visitou
Gossec durante uma viagem a Paris, e descreveu-o em uma carta a seu pai como
"um amigo muito bom e um homem muito seco".
Dauvergne |
Nessa década a produção
sinfônica de Gossec diminuiu quando ele começou a se concentrar em óperas.
Barão Breteuil |
Fundou com o músico André Ernest Modeste Grétry, o Conservatório de Paris, onde trabalhou como inspetor e como professor
de composição em 1.795. Dentre os inspetores estavam também Méhul e Luigi
Cherubini.
Grétry - Mehul - Cherubini |
Em 1815, após a derrota de Napoleão em Waterloo, o Conservatório foi fechado por algum tempo por Louis XVIII, e Gossec, aos oitenta e um anos de idade teve que se aposentar.
Até 1817, trabalhou em suas
últimas composições, incluindo um terceiro Te Deum, e foi apoiado por uma
pensão concedida pelo Conservatório.
Faleceu no dia 16 de
fevereiro de 1829, em Passy, no âmbito do Segundo Restauração, depois de
sessenta e cinco anos de uma carreira que termina com o último Te Deum em 1817.
Gossec foi enterrado no Père-Lachaise, onde ele descansa perto da sepultura seu
amigo Gretry.
Algumas de suas técnicas
anteciparam as inovações da era romântica: ele marcou seu Te Deum para 1200
cantores e 300 instrumentos de sopro, e vários oratórios exigem a separação
física de vários coros, incluindo invisíveis atrás do palco. Ele escreveu vários
trabalhos em homenagem à revolução francesa, incluindo Le Triomphe de la
République, e L'Offrande à la Liberté.
Carl Stalling |
Ele era pouco conhecido fora
da França, e suas numerosas composições, sagradas e seculares, foram ofuscadas
por aqueles de compositores mais famosos, entretanto foi uma inspiração para
muitos, e estimulou o renascimento da música instrumental.
Gossec é considerado o pai da
sinfonia francês. Suas quase 50 Sinfonias contribuíram para o desenvolvimento
do gênero na França. Em 1809, compôs a sua última peça sinfônica, a Sinfonia em
17 partes, composta para celebrar o vigésimo aniversário da tomada da Bastilha.
Entre suas óperas incluem Le
Pêcheur (1766), Toinon et Toinette (1767), Sabino e Thésée.
Berlioz |
Nascido durante o reinado de Louis
XV, dois anos após Joseph Haydn, tinha 16 anos quando Johann Sebastian Bach
faleceu (1750), 22 anos quando Mozart nasceu (1756), 30 anos na época do
falecimento de Jean- Philippe Rameau.
Uma rua nos arredores de Paris leva seu nome, começando na Rue de Picpus e terminando na Avenue Daumesnil.
Ouça Gossec e conheça parte de sua obra!
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