Johann Michael Haydn foi um compositor do período clássico.
Lar da família Haydn em Rohrau |
Nascido no dia 14 de Setembro de 1.737, na Aldeia de Rohrau na Áustria, próxima a fronteira da Hungria, numa família de artesãos, seu pai, Matthias Haydn, era fabricante de roda de carroças e sua mãe, Maria Koller, era cozinheira no palácio do Conde Harrach, era o sexto dos doze filhos do casal, sendo o segundo Joseph, o mais famoso da família. Seu pai, Mathias, era um entusiasmado músico folclórico que durante sua juventude foi autodidata na harpa. Ao longo da vida, ensinou também canto a seus filhos.
Catedral de St. Stephen |
Reutter |
onde cantou no coro da Catedral de St.
Stephen (Stephansdom) sob a direção de
Johann Georg Reutter, era um menino
soprano, permaneceu ali até a mudança
de sua voz, seu irmão Joseph tinha sido ativo como solista soprano desde 1740.
Albrechtsberger |
Michael foi um estudante de música tão brilhante quanto Joseph, e quando Joseph atingiu a idade em que não mais podia manter a voz de soprano, Michael o substituiu com igual brilhantismo.
Aos doze anos, Michael já
ganhava algum dinheiro extra como organista substituto na catedral. Após sua
saída do coro, em 1753, permaneceu no seminário jesuíta compondo, prelúdios,
fantasias, missas e outras obras litúrgicas pelas quais segundo o seu biógrafo
Stadler era muito apreciado.
Catedral de Nagyvárad |
Pouco depois de ter deixado o
coral da escola, em 1757, Michael foi indicado mestre-capela em Nagyvárad, Grosswardein
(atual Oradea na Romênia) para servir Arcebispo Sigismund como maestro da
catedral da região.
Hieronymus |
Igreja de St. Peter |
O seu início como diretor musical foi bastante criticado durante os primeiros dias de sua incumbência, seus serviços não eram inteiramente satisfatórios para seus empregadores, além da reprovação de seus contemporâneos, incluindo, Leopold Mozart e seu filho Wolfgang.
Leopold Mozart |
Nem suas atividades musicais e sua conduta pessoal foram edificantes para aqueles que estavam ao seu redor. Leopold o criticava por estar constantemente embriagado.
Em 17 de agosto de 1768 casou com a cantora Maria Magdalena Lipp (1745-1827), filha do maestro da catedral, uma mulher de vida austera, que foi a responsável na mudança comportamental de Michael que abandonou a preguiça, a bebida e a inércia.
Mozart, 1768 |
Na época do casamento, com a
mudança de seu comportamento, enfim conhece pessoalmente a família Mozart,
primeiro, Leopold e posteriormente Amadeus de quem se tornou amigo íntimo,
ambos tinham grande consideração, respeito e admiração pelas obras de cada um.
Michael também foi professor
e teve como alunos os compositores Carl Maria von Weber e Anton Diabelli.
Weber e Diabelli |
Prolífico compositor secular, foram cerca de 40 sinfonias e partitas, vários concertos e música de câmara, incluindo um Quinteto de Cordas em Dó maior, que muitos julgaram ter sido composto por seu irmão mais velho. Joseph considerava a música produzida por seu irmão muito boa, a ponto de dizer que as obras religiosas de Michael foram superiores às suas.
Joseph Haydn |
A amizade com Mozart gerou
influências e algumas confusões entre os autores de algumas obras. Durante
muitos anos, a obra que hoje conhecemos como a sua sinfonia nº 26 foi
considerada como a sinfonia nº 37 (K 444) de Mozart, isso ocorreu devido o
movimento inicial ter sido escrito com a grafia de Amadeus que compôs a
introdução lenta do primeiro movimento, mas o restante escrito com outra grafia
é trabalho de Michael, isto foi descoberto em 1.907.
Vários dos trabalhos de Michael Haydn teriam influenciado Mozart. Em três exemplos: o Te Deum, que teria influenciado Wolfgang em seu K. 141; o final da sinfonia 23 que pode ter sido uma fonte das ideias para o final do Quarteto em Sol, K. 387; e (em forma de fuga e tema de encerramento), o finale da Sinfonia No. 29 (1784) de Michael, em comparação ao monumental final da Sinfonia 41 – Júpiter; ambas em Dó maior.
Vários dos trabalhos de Michael Haydn teriam influenciado Mozart. Em três exemplos: o Te Deum, que teria influenciado Wolfgang em seu K. 141; o final da sinfonia 23 que pode ter sido uma fonte das ideias para o final do Quarteto em Sol, K. 387; e (em forma de fuga e tema de encerramento), o finale da Sinfonia No. 29 (1784) de Michael, em comparação ao monumental final da Sinfonia 41 – Júpiter; ambas em Dó maior.
Wynton Marsalis |
Atualmente uma das obras ainda interpretadas é o seu concerto para trombone em Ré Maior. Sugiro a audição do Adágio com a interpretação de Wynton Marsalis.
Como era costume entre os
compositores da época, e em virtude de seu papel como diretor e organista,
Haydn escreveu em todas as formas de composição, mas com uma predileção para os
textos litúrgicos, aos quais dedicava seus melhores esforços.
Michael Haydn não gostava de
ver suas obras impressas e grande parte de suas composições permaneceu em
manuscritos. Da mesma forma que jamais compilou um catálogo temático de suas
composições, nem pediu que alguém o fizesse.
Michael Haydn tentou uma unificação
das características dos mestres contemporâneos que escreveram para a Igreja,
incorporando um toque pessoal, entretanto sua individualidade e profundidade de
concepção não foram suficientes para preservar muitas das suas obras para a
posteridade. A coleção completa de trabalhos inéditos de Michael Haydn é
preservada na Biblioteca do mosteiro beneditino de Saint Peter, em Salzburg.
Biblioteca de Saint Peter |
Túmulo de Michael Haydn |
Em 1808, Nikolaus Lang
compilou o primeiro catálogo do compositor em sua obra "Biographische
Skizze" (Esboço Biográfico).
Em 1907, Lothar Perger
compilou um catálogo de suas obras orquestrais, incorporando a letra P às suas
composições instrumentais.
Klafsky |
Em 1915, Anton Maria Klafsky conduziu um trabalho similar com relação a sua música sacra de coral.
Em 1982, Charles H. Sherman, que havia registrado em disco muitas das sinfonias de Joseph para o selo Doblinger, publicou um catálogo cronológico das sinfonias de Michael, acolhido por certas companhias fonográficas.
Mais tarde, em 1991, Sherman juntou-se a Donley Thomas para publicar um catálogo cronológico de todas as músicas de Michael Haydn, utilizando uma numeração contínua, a exemplo do que fez Köchel com relação a toda a obra musical de Mozart.
A tarefa de catalogar a música de Michael é facilitada pelo fato de que eu quase sempre preenchido a data de conclusão em seus manuscritos, entretanto é necessário estimar datas quando o autógrafo de uma dada obra não sobrevive para a posteridade.
Em 2006, para marcar o
bicentenário da sua morte, foi realizada em Salzburgo uma exposição sobre sua
vida e obra perto da Igreja de Saint Peter.
Aprecie sem moderação
Aprecie sem moderação
Nenhum comentário:
Postar um comentário