terça-feira, 13 de dezembro de 2016

BAGUER



Em destaque, a Catalunha
Carlos ou Carles Baguer foi um compositor e organista espanhol da era clássica. 

Em sua época era conhecido como “Carlets”, originário da Catalunha, nascido em Barcelona, num dia incerto do mês de Março de 1.768.

Tendo servido a maior parte de sua vida na Catedral da Cidade.


Catedral de Barcelona
Teve a sua formação musical com o seu tio Francesc Mariner, que além de compositor era o organista da Catedral de Barcelona, aos dezoito anos, em 1786, foi nomeado vice-organista da Catedral, com a morte de seu tio, três anos mais tarde, assumiu o cargo, permanecendo por quase vinte anos, até a sua morte.

Órgão da Catedral
de Barcelona
Baguer foi uma das figuras musicais mais importantes da Catalunha naquela época. Famosos eram os seus improvisos e interpretações, entretanto suas composições foram de maior importância.

Teve como alunos durante a sua vida Matthew Ferrer, seu sucessor na catedral catalã, Ramon Carnicer e Bernat Betran.

Em 1796, teria ocorrido uma disputa entre Baguer e Francesc Queralt para ser o responsável pela apresentação do Oratório da Paixão daquele ano, tendo sido vencedor Queralt.

Haydn
Pleyel

Suas obras de importância mais significativas foi o conjunto de dezenove sinfonias em estilo clássico, demonstrando a influência do classicismo italiano e da escola de Viena, principalmente Franz Haydn e Pleyel




Boccherini
Estas obras fazem dele, juntamente com Luigi Boccherini e Gaetano Brunetti, os principais compositores de sinfonias na Espanha.

Brunetti
Ele também escreveu um concerto para dois fagotes, um concerto de trompa inglesa (obra esta que foi perdida), peças para órgão, seis duetos de flautas, música vocal (canções, árias, cavatinas...) dentre elas algumas canções de natal.

Igreja de S.Felipe Neri
Também é extensa produção musical de natureza religiosa: missas, antífonas, salmos, oratórios e dramas sagrados, como a morte de Abel, A Ressurreição de Lázaro, para apresentação na Igreja de São Felipe Neri e na Catedral de Barcelona.

Gozzi
Musicou também uma ópera, A Princesa Filósofa (La Principessa Filosofa), um drama em três atos, com libreto de Carlo Gozzi, que estreou em 1797 no Teatro de Santa Cruz de Barcelona. 

Teatro Santa Cruz
Suas obras foram preservadas em vários arquivos catalães (Barcelona, ​​Montserrat, Canet de Mar, Olot, Cervera, Esparraguera, Villafranca del Penedes, Gerona, Manresa) e alguns no restante da Espanha (Barbastro, Toledo).

Carlos Baguer foi ordenado sacerdote, mas renunciou ao estado clerical em 1801.


Faleceu em 29 de Fevereiro de 1808, o dia em que tropas francesas ocuparam a Cidadela e Montjuïc.

Apesar de contemporâneo de Wolfgang Amadeus Mozart, não há registros que tenham se conhecido.

Por não dispor de material deste autor, no link está a íntegra do álbum Symphonies da Série Contemporaries of Mozart. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário